Força Aérea Brasileira Detecta Avião Com Drogas No Pará

O Super Tucano é a principal aeronave de ataque empregada na Operação Ostium (Foto: FAB)

A Força Aérea Brasileira -FAB- detectou, nessa segunda-feira (26-Mar-2018), um avião carregado com cerca de 330 kg de cocaína que entrou no espaço aéreo brasileiro e foi acompanhado até uma pista clandestina, a sudeste do município de Jacareacanga, no Pará. Segundo a FAB, a droga estava no avião monomotor e a abordagem em solo foi efetuada pela Polícia Federal. A ação envolveu dois A-29 Super Tucano e um “avião radar” E-99, informou a força aérea.

O acompanhamento do monomotor sem plano de voo pelos militares não chegou “as vias de fato”. A força aérea não informou se utilizou procedimentos de interceptação para forçar o pouso da aeronave, que começam com contatos visuais e por rádio e podem chegar até tiros de advertência e o abate.

De acordo com a FAB, a aeronave foi monitorada até sua última posição conhecida pelos órgãos de defesa. A Aeronáutica informou que o local de pouso da aeronave ca próxima ao Rio Crepori, um dos auentes do Rio Tapajós.

A FAB ainda acrescentou que a ação fez da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a Força Aérea Brasileira, a Polícia Federal e órgãos de segurança pública.

A localização do avião transportando drogas no Pará foi a segunda ocorrência desse tipo registrada pela FAB neste mês. A força aérea já havia interceptado um bimotor no início de março com mais de 500 kg de cocaína. A aeronave fez um pouso forçado em uma fazenda em Nova Fernandópolis, no Mato Grosso, próxima a fronteira com a Bolívia.

Nota publicada originalmente por el sitio web «Airway» el 26 de Marzo de 2018.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.